terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Mecânica de incorporação

Saravá á todos ! Hoje vou falar um pouco sobre a mecânica de incorporação... 
Espero que gostem...

    A mecânica de incorporação está é, sem dúvidas a "modalidade" mais popular pelos terreiros espalhados pelo Brasil, não só pelo Brasil mas pelo Mundo ! 
A incorporação, como é conhecida, é oque faz com que os terreiros recebam dezenas e centenas de pessoas na expectativa de receberem um conselho amigo de um Caboclo, Preto-Velho ou mesmo um Exu. Pois são palavras extremamente sábias, e que sem dúvida alguma nos ajudará de mais!!  




   Apesar de ser o meio principal de comunicação com o Astral superior, são rara as pessoas que conhecem os processos mais sutis da mecânica de incorporação. Alguns levam-na as raias do fanatismo, chegando até a raia do absurdo.

   A mecânica de incorporação está dividida em dois tipos: 
- Incorporação inconsciente 
- Incorporação semi-inconsciente  

  Alguns falam sobre um terceiro tipo que seria o consciente, porém não ocorre o processo de incorporação propriamente dito. É oque chamamos de irradiação intuitiva 

Obs.
Para haver incorporação, a entidade atuante deve estar fazendo o uso de 3 partes fundamentais da constituição etéreo-física do médium: 
Parte psíquica 
Parte sensorial - sensitiva 
Parte motora 
  Na irradiação intuitiva a entidade só faz uso da função psíquica do médium; portanto não é incorporação. 

   Na incorporação, a entidade não entra no corpo do médium pela cabeça, como muitos dizem. Na verdade, a entidade incorporante apenas se liga magneticamente ao Corpo Astral do médium, em algumas "regiões chaves" que são:  

- 1° Região - núcleos vibracionais superiores - Região Encefálica 
- 2° Região - núcleos intermediários - Região, Tóraco-Abdominal 
- 3° Região - núcleos vibracional  genésico -  Região do Cóccix

  Sem ligar-se a esses 3 pontos no corpo astral do médium, não há a incorporação. Caso a entidade ache necessário, ela pode atuar em outros 3 pontos distintos, mas no mínimo em 3 deles. Esse é o conceito básico para ocorrer o processo da incorporação. 



Mecânica de incorporação inconsciente
   
  Como o próprio nome já diz, há uma "tomada" total total, deixando o médium completamente inconsciente, como se estivesse em sono profundo.  
  
A passividade do médium é total, fazendo com que a entidade tenho plenos poderes sobre seu corpo físico, isto controlando do sua parte psíquica, sensorial e motora.
  O médium não tem consciência nenhuma, durante o transe mediúnico e nem lembranças após o mesmo.
    
  Nos dias de hoje isso é raro, isso era muito comum no início do Movimento Umbandista, onde os médium eram tomados pelas entidades quase a "força", pois muitos não eram nada esclarecidos e dificultava de forma insistente o trabalho das entidades.

  Suas vibrações mediúnicas eram muito lentas e longas, facilitando a atuação das entidades, embora era muito fácil de serem logrados e ludibriados por entidades das sombras. 
Hoje, tal incorporação restringe-se aos médiuns com uma sistemática evolutiva pouco trabalhada.
 Para entendermos melhor:

1. O médium preparado para a incorporação inconsciente, tem abundância de energia vital em todos núcleos vibratórios.

2. A entidade incorporante enlaça os corpo Astral do médium e, com a mão direita emite certos fluidos na região da cabeça e com a mão esquerda emite fluidos de contato, sendo que a manutenção dos mesmos é feita pela projeção energética do médium junto à entidade. As duas constituições astrais se unem como se fosse uma só e a entidade bloqueia certas regiões cerebrais, para que o médium, não tenha constituições astrais se unem como se fosse uma só e a entidade bloqueia certas regiões cerebrais, para que o médium não tenha consciência.

3. O sistema nervoso central é totalmente controlado pela entidade, o mesmo acontecendo com os centros da memória. A zona neuro-sensitiva e e mesmo as sensações também ficam sob controle da entidade

4. Tudo isso reflete no corpo físico de seguinte forma: 

a)  No inicio do processo, há uma profusão de bocejos, visando oxigenar melhor o cérebro propiciando sua revitalização. 
b)  Atua também no cerebelo, onde irá controlar a memória, impedido que este se lembre de alguma coisa após o transe. A entidade usa também os movimentos do médium.
c)  O contato mediúnico faz com que ocorra um certo sacolejo no médium, em virtude do choque nervoso, mas logo é frenado e controlado pela entidade. 
d) Controla a fonação e todas as funções endócrinas, mas principalmente a complexa rede nervosa cardíaca. Sendo todas essas mantidas com gasto mínimo de energia. O núcleo vibratório mais incitado é o cardíaco, devido à quantidade de energia necessária para deslocar o corpo astral do médium. O médium fica consciente astralmente, mas as lembranças no físico são completamente apagadas. 

   Esses são os principais aspectos, sem dúvidas não são todos, mas sim o suficiente para entendermos o processo de forma lógica

                               Mecânica de incorporação Semi-inconsciente:
      
    É a modalidade mediúnica que prevalece no Movimento Umbandista da atualidade.

Na incorporação semi-inconsciente há perda relativa ou parcial, essa perda da consciência obedece a uma graduação, isto é temos em termo de porcentagem de inconsciência, o qual pode variar de 10% a 90% no máximo.
  
 Mas por que ocorre tal variação nos graus de consciência?

*  Normalmente a incorporação Semi-Inconsciente, liga-se a médiuns de karma um pouco mais avançado passando para o evolutivo (a escala evolutiva destes médiuns varia), por isso a porcentagem de inconsciência também, de acordo com cada um.  
*  No inicio da mediunidade, varia sempre entre 5% e 10%, com o desenrolar do desenvolvimento, a porcentagem vai aumentando, chegando a níveis de 40% e 60%. o que já é considerado altíssimo. 
*  Essa incorporação semi-inconsciente é destinada aos médiuns de graus evolutivos melhores, porque através da mediunidade, o médium aprende com a entidade:
a)  Como ajudar as pessoas de forma mais adequada; 
b)  Ser naus caridoso;
c)  Se mais generoso e benevolente; 
d)  Atender todos sem distinção; 
Esse  é o real objetivo da mediunidade, ajudar os seres desenvolverem-se espiritualmente e deste modo caminharem mais rápido rumo a evolução.

  Dependendo da vibração original da entidade (da linha), os pontos ou regiões atuadas podem variar, provocando diferenças fundamentais nas incorporações, sendo que o médium mais experiente, só pelos fluídos, saberá identificar a vibração(a linha), mas será atuada  no mínimo 3 pontos.

De acordo com o trabalho realizado, o médium poderá ter mais ou menos recordações sobre a atuação de seu mentor.

Quando o médium está bem incorporado ele não pensa, por tanto tudo que vê e ouve é o seu mentor atuando, isso varia de acordo com o percentual de cada médium. 
Na incorporação semi-inconsciente positiva, o médium quase não tem domínio de seus movimentos (pois seus sentidos são rebaixados e não passivo), sempre variando de 10% a 90%. 
     Quanto mais experiente for o médium, mais rápido se desliga, é mais fácil ser atuado pela entidade, podendo estar com até 30% de consciência, mas seu complexo mental é frenado, não pensa. É como se sua mente parasse temporariamente de trabalhar, assim tudo que sai da sua boca é a palavra da entidade, isso influencia a fonação completamente. 
   
      A mediunidade nunca é perfeita, sempre há o que melhorar, portanto o desenvolvimento mediúnico é muito importante para a evolução do médium. Mas só isso não basta, não podemos nos esquecer da conduta moral espiritual (não só a moral imposta pela sociedade, mas sim uma moral calcada nos nobres preceitos divinos).


Mediunidade = Afinidade
Exemplo:
            Se o médium tiver uma conduta desleixada, fútil, se prendendo demais a valores materiais, esquecendo o objetivo da mediunidade (caridade e evolução espiritual) = se afinará só com espíritos de baixo calão vibratório = prejudicará seus complexo astro-físico = atrapalha MUITO sua evolução.
Portanto cuidado! Só depende de você!


Espero que tenham gostado ! 
Alafia á todos! 
Yarabacy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário