sexta-feira, 20 de julho de 2012

Matamba, Bamburucema, Nunvurucemavula, Kaíango!

Saravá á todos! 
 Hoje irei falar desse nkisi que são representados com nomes diferentes: Matamba, Bamburucema, Kaíango! 
  Dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo, essas Mahamba (Divindades) recebem na maioria  das regiões onde tem seus cultos (Musambu) as designações honoríficas de Mam'etu Munjinda, que quer dizer nossas mãezinhas das tempestades em razão de estarem implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão intrinsecamente associados a Divindade Tariá Nzaji (Pai dos Raios e Trovões - Nzazi), ainda nas regiões dos povos Bantu foi criado o Lusambu (Mito), da união entre estas duas importantes importantes divindades (Matamba-Nzazi). 
  Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja a Divindade Matamba é a tempestade com seus ventos e a divindade Nzazi, raios e trovões.
  Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, também está associada a Divindade Nsumbu com forte ligação, pois Kaíango representa também o fogo das profundezas da terra, o fogo em brasa, lavas vulcânicas. 
  Essa divindade tem para alguns povos de origem Bantu, o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e houve o resfriamento e a transformação para o estado sólido através dos ventos. 
Matamba é erroneamente comparada ao Orixá Yansã dos Nagô/Yorubá.
                                           Abaixo alguns pontos de Matamba:
Yarabacy

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