sábado, 14 de julho de 2012

Hongolo,Angorô, Angoroméa !

Saravá á todos!!
Hoje irei falar de um Nkisi chamado: Hongolo, Angorô (masculino), Angoroméa (feminino).

É o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades. É um tipo de cobra e por ter um colorido em seu couro bastante característicos e semelhante ao colorido do arco-íris sempre que aparece um arco-íris no céu os Bantu saúdam Hongolo pois ele está entre eles. 
Representa a serpente sagrada dos céus, que é simbolizada pelo arco-íris. A palavra Hongolo (Arco-íris) é oriunda do Kimbundu (língua Angolana) ou Nkongolo (arco-íris), oriundo do Kikongo, língua dos povos bakongo (plural de Kongo). 
  É comparado erroneamente por muitos, ao orixá Oxumarê dos Nagô Yorubá. Segundo conceitos Bantu, essa Hamba (Divindade) está diretamente ligada ao equilíbrio do próprio planeta, fazendo a ligação energética entre céu e terra. Ainda nos dias atuais, as serpentes despertam medo e curiosidade entre as pessoas, por isso que, essa divindade está cercada de mistérios e ocultismos entre os povos afros Bantu, razão que além de ser muito respeitada é fortemente cultuada. Apesar de ser uma divindade masculina, apresenta um sentido andrógeno, pois em um de seus caminhos de atuação no universo e na natureza, essa divindade comporta uma dualidade, que se consiste nos princípios macho e fêmea. Ndála (masculino) e Indalá (feminino) e auto procriação. de modo a agir  por esses princípios do domínio da sexualidade e da perpetuação das espécies. Atua sobre o emocional dos seres humanos e domina predominantemente as partes sexuais masculina. 
                                                     Abaixo alguns pontos desse Nkisi: 
 
Yarabacy

Nenhum comentário:

Postar um comentário