segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nkosi, Roxi Mukumbe!

Saravá á todos!
Hoje vou falar  de um Nkisi chamado Nkosi ou Roxi mukumbe!
Nkosi. Uma divindade Bantu de origem Kongo, é comparado erroneamente ao Orixá Ogum dos Nagô Yorubá. 
Nkosi= Leão - na língua kikongo dos povos Bakongo (plural de Kongo)
  Divindade (Hamba) com seus campos de atuação na natureza e universo, ligado a agricultura, pastoreamento animais, as estradas e caminhos, no sentido de abrir, andar para frente, ir em frente e também é muito admirado e louvado por sua coragem, por defender seus filhos e os fracos indefesos.
  No culto e tradição religiosa dos povos Bantu, nossas Divindades são únicas e independentes, não existindo raças e nem qualidades, por isso temos Divindades ligadas às situações citadas acima (agricultura, pastorear, caminhos, coragem..) cada uma ocupando seu espaço individual na natureza...
  Na Mitologia Bantu - Hoxi Mukumbi / Nkosi Mukumbi - O leão. O devorador de almas, o guerreiro, o lutador, o forjador, o senhor do ferro. Ligado a causas sociais e de lutas. Dai associar este culto com o Ogum do Yorubá não foi difícil, pois o caminho mitológico é o mesmo. Todo povo africano cultuava o ferreiro e o guerreiro divino. Hoxi ou Hoji, é conhecido em África Bantu pelos nativos Angolanos como "o leão devorador de almas"... Divindade temida por muitos nativos Angolanos.
                                              Segue a baixo alguns pontos desse Nkisi:
Yarabacy

2 comentários: