sexta-feira, 29 de junho de 2012

Kabila, Mutalambô, Lambaranguange, Ngunzu, Mutakalombo!

Saravá á todos! 
Hoje irei falar desses Nkisis: São Divindades com nomes diferentes onde trabalham na "mesma" área. 

  Kabila é o Nkisi caçados pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta, cultuado no Brasil em candomblés de Nação Angola, e tem semelhança com o Orixá Oxossi do Candomblé Ketu. 
  Mutalambô ou Lambaranguange é um Nkisi caçador, que vive em florestas e montanhas, é o Nkisi da fartura e comida abundante, assim como Kabila. Equivalente ao Orixá Oxossi do Candomblé Ketu. 
  Na mitologia Bantu, Tat'etu Mutakalambô ou Mutakulamburungunzo (o mais velho) - O Caçador divino. Todos os povos antigos tinham o seu caçador e defensor divino que era responsável pela fartura e pela defesa da aldeia.  
  O caçador divino não é ninguém. Cada povo lhe entendeu de um jeito e lhe representou na sua cultura e na sua língua, mas faz parte do inconsciente coletivo de tempo imemoráveis. 
  Também andam neste caminho Nkongobila/Telekompenso(falarei em breve). Estes caçadores bantu para se identificarem com qualquer outro caçador mitológico não foi difícil. Ai entra o Oxossi os Odé dos Yorubá e até os caçadores ancestrais brasileiros, como caboclos. 
Ngunzu e Mutakalombo: Nesse grupo de Divindades semelhantes, existem Divindades que caçam em terra, que caçam em água, que pescam, que pastoreiam animais, que estão ligadas a agricultura, no plantio e também na colheita, assim sendo, são atribuídos a esses Deuses, o podes sobre ter ou não, os alimentos necessários para o abastecimento das tribos... São louvados e evocados para que a tribo seja abençoada, com a fartura dos alimentos e também com a carne da caça! 
                              
Segue abaixo pontos cantados desse Nkisi:
      
Yarabacy

6 comentários:

  1. Porque não falar um pouco mais de telekompensu..
    oque não se acha muito.........
    comparado a logun edé no ketu....
    o pouco que consigo saber que é uma divindade
    filho de kissimbe com iboalama...criado por matamba......
    obrigado desse já
    iyálade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TELEKOMPENSO FILHO DE DANDALUNDA E MUTALAMBO,NUNCA JAMAIS FOI CRIADO POR OUTRA MÃE A NÃO SER DANDALUNDA KISSIMBE QUE AMAZI. "SUA LEGÍTIMA MÃE" DONA DO VENTRE BELEZA PERFEIÇÃO E ETC. SEU PAI ORUMULÁ "LEMBA",DEU-LHE O DOM DE TUDO E NÃO PRECISAVA QUE NINGUÉM A AJUDASSE A CRIAR SEU PRÓPRIO FILHO. LOGUN OU TELECOMPENSO,É O MAIOR ENCANTO ENTRE DOIS ORIXAS EM SUAS PRÓPRIAS EXISTENCIAS, JÁ CONHECIDAS NO CANDOMBLÉ.KIUÁ DANDALUNDA. ASS. NKODIAMAMBO FILHO DE MULUNDERI E NETO DE NLUDIAMUNGONGO.ASÉ TUMBA JUNSARA! LOCI LOCI. "LOGUN"

      Excluir
  2. É, MUTALAMBÔ SAI DE KOKÁ, MUITO LINDO COMO ÉRA NO PASSADO.NO TEMPO DE MEU QUERIDO AVÔ CIRIACO TATA LUNDIAMUNGONGO ERA ASSIM. ASS. INCODIAMAMBO FILHO DE MULUNDERY. ASÉ TUMBA JUNSARA.SOU DE NKOSI MAVAMBO COM MUTALAMBÔ QUE MUITO ME ORGULHO !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um pouco confuso pra mim mas vou continuar estudando e um dia eu chego lá 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽❤️

    ResponderExcluir