segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lembá Dilê, Lembarenganga, Nkasuté Lembá !

Saravá a todos, 

Irei fazer várias postagens onde cada uma falará de um Nkisi (kimbundu, Inkice)

Oque é Nkisi?
Na mitologia dos povos de língua kimbundu, originários do Norte de Angola, o Deus supremo e criador é Nzambi;  abaixo dele estão os Inkices (do kimbundu Nkisi receptáculos), divindades da mitologia Bantu. Esse deus corresponde à Olorun e os Orixás da mitologia Yoruba e do Candomblé Ketu.  


Já, nessa postagem irei falar do Nkisi: Lembá Dilê, Lembarenganga, Nkasuté Lembá. 

Lembá Dilê, Lembarenganga, Nkasuté Lembá: São divindades que estão conectados a criação do mundo. São semelhantes, como se fossem a mesma coisa só que com aspectos diferentes. 

  A grande divindade masculina do panteão afro Bantu, exprime a claridade emitida pela luz solar, estando o nascimento do sol diretamente ligado a vinda desta magnífica divindade a terra, estando a mesma relacionada ao nascedouro da inteligência humana. 
  Essa divindade Bantu é comparada erroneamente por muitos, ao orixá Oxalá dos povos Nagô Yorubá, comparação desnecessária, pois Lembá é uma Divindade de tradição, culto e adoração dos povos de origem Bantu e o Orixá Oxalá é uma divindade de culto e tradição dos povos Nagô Yorubá, portanto, divindades diferentes, povos,línguas, costumes, fundamentos, rituais e cultos religiosos diferentes.

Abaixo no vídeo tem alguns pontos de Lembá:

Yarabacy

6 comentários:

  1. Ola boa tarde!!!!!!!!!!!
    queria q pudesse falar dessa divindades separados.
    Queria poder saber um pouco mais sobre
    Lembarenganga
    como é>
    arquétipos>
    lendas>
    etc...
    iyalade!

    ResponderExcluir
  2. Donde Lembá e Oxalá são divindades diferentes? É um equívoco, pois, angola (bantu) e Ketu (Nagô - yorubá) são culturas diferentes que cultuam as mesmas divindades, cada qual da sua forma, com ritos próprios. Mas, muzenza e yawô, são uma coisa só. Inkisse, vodun e Orixá, as mesmas energias, forças da natureza. Haveria por acaso tres senhores da paz? Lembá, Oxalá e Lissá? Tres espíritos do ferro? Ogun, Gu e Nkossi? E, por aí vai... As semelhanças entre inkisses, voduns e orixás não remetem a única realidade? Ketu, jeje, angola, não são naçoes candomblecistas? Em qualquer uma dessas naçoes, o homem é iniciado no culto ás forças da natureza... Tanto que Lembá responde em Ketu, em djeje. A não ser que não seja santo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As semelhanças entre Nkisi, Orixá e Vodun, se deram aqui no Brasil, a partir do séc XIX, devido a queda do candomblé Angola e a ascenção do candomblé Ketu. Originalmente, Nkisi, Orixás e Voduns não possuem absolutamente nda em comum, ou quase nada, pelo menos. É muita ingenuidade achar que um continente tão vasto quanto África, todos os povos cultuam as mesmas divindades.

      Excluir
    2. Interessante seu pensamento.

      Excluir
  3. Concordo plenamente. As diferenças que existem são plenamente explicáveis, pela grandeza do continente africano, pela diversidade dos povos e das culturas. Entretanto, note-se que em todas as culturas, e até nas religiões que não têm matriz africana, que sempre vai haver uma divindade criadora, e as outras, detentoras das forças da natureza. Isto nos leva a concluir que, ressalvadas as diferenças culturais e geográficas, a essência de nossa religião é uma só.

    ResponderExcluir